Espaço Armanda Passos URL

Museu do Douro, Exposição Permanente
Abertura 18 de maio 2021

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano dedicado ao tema «O futuro dos museus: recuperar e reimaginar», abre ao público o Espaço Armanda Passos, dedicado à artista plástica nascida em Peso da Régua, a 17 de fevereiro de 1944.

A coleção é composta por 83 obras, entre desenhos a tinta-da-china, guaches, óleos, gravuras e serigrafias. 

A criação deste novo espaço dentro do circuito de visita do Museu do Douro obrigou a reimaginar as salas do Museu. O Espaço Armanda Passos é uma nova ala expositiva, permanente, que vai permitir ao visitante fazer um percurso pela diversidade de obras e diferentes técnicas usadas pela artista plástica, e ficar a conhecer melhor a sua arte. Destaca-se, por exemplo, a coleção de serigrafias, que foi editada com uma técnica muito particular e pela própria Armanda Passos, constituída na sua maioria por provas de artista. 

O trabalho de Armanda Passos tem a mulher configurada como eixo principal, onde não existe qualquer questionamento social. O Espaço Armanda Passos é assim uma homenagem à Mulher duriense e à obra emblemática desta artista, uma das grandes referências nacionais e internacionais ao nível das artes plásticas. 

Armanda Passos  será também nome de um espaço na zona ribeirinha do Cais da Régua, o Parque Armanda Passos, onde, futuramente, estarão expostos elementos escultóricos, reproduzindo em grande escala as figuras mais marcantes da obra da pintora, como as mulheres de volumes avultados e os pássaros, inspiradas nas mulheres de Armanda Passos. Um projeto em parceria com o Museu do Douro, Câmara Municipal do Peso da Régua, Faculdade de Belas Artes do Porto e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.