História da Fotografia e Identificação de Processos Fotográficos

INSCRIÇÕES

Âmbito
Esta ação de formação tem por objectivos a divulgação da História da Fotografia com os seguintes temas principais:

• Principais etapas da criação e evolução dos processos fotográficos, desde a necessidade social ao desenvolvimento dos meios físicos e químicos que a caracterizam;
• A Fotografia como Arte independente e a sua relação com as outras formas de arte;
• Avaliação do impacto do seu aparecimento na História de Arte e na metodologia científica em geral;
• Fotografia como fonte de investigação histórica;
• História da Fotografia em Portugal;
• História da Fotografia como meio comparativo e científico de exame de espécies artísticas, arqueológicas, de artefactos, livros e documentos.

Destinatários
Técnicos de museus, arquivos e bibliotecas, historiadores, arqueólogos, investigadores e estudiosos, publico interessado.

Local: Webinar

Duração: Webinar via plataforma zoom

Horário: 10:30 | 12:30

INSCRIÇÕES

 

 

PROGRAMA

Sessão 10
24 de novembro de 2021 | 10:30-12:30

História dos processos fotográficos | A maravilhosa aventura de 183 anos de investigação:
- Diversas etapas e principais derivados;
-.Sua evolução técnica e variação das possibilidades  artísticas e científicas; 
- Ganhos e perdas da atual prática social e do uso tecnológico pelas várias ciências;
- Sugestões para temas futuros.

O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado.

As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições.

Link para inscrição:
https://us06web.zoom.us/webinar/register/8316359504655/WN_bAfD0CR8QyC4wm3a-Lzkrw 

 

Sessão 

2 de março de 2020
1.ª parte
A Europa do século XVIII; revoluções burguesas: inglesa, francesa e americana; novas sociedades, novas necessidades; as viagens do século XIX; o retrato individual nas sociedades burguesas do início do século XIX; a miniatura; os fundamentos materiais para a descoberta da Fotografia; primeiras tentativas: Wedgwood e a “Lunar Society”; Nicéphore Nièpce e o primeiro processo fotográfico: a Heliografia; Janeiro de 1826.
2ª parte
1829 e uma sociedade de investigação: Nièpce e Louis Jacques Mandé Daguerre; 1831 a 1835, a solidão de Daguerre e a herança de Nièpce; descoberta da revelação (com vapores de mercúrio) da imagem capturada em cristais de iodeto de prata; daguerreótipo e as primeiras tentativas de divulgação do processo; Arago e a sua histórica intervenção; “daguerreótipo” ou o primeiro processo fotográfico a ser divulgado e universalmente utilizado: 19 de Agosto de 1839; impacto da descoberta e da sua imediata divulgação entre artistas das diversas artes tradicionais; primeiras tarefas atribuídas ao novo processo.

Realizado presencialmente na sede do Museu do Douro em Peso da Régua.

Sessão 1
18 de dezembro de 2020

1.ª parte
William Fox Talbot e um novo caminho para a Fotografia: a reprodutibilidade do processo negativo/positivo com suporte em papel; 1835, ano de desenvolvimento da busca do processo fotográfico; o Lago Como e as férias de um nobre inglês; 1841, e a publicação e patente do processo de calotipo; o padrinho da “Photography”, John William Herschel; utilizações preferenciais dos processos de calotipo e de daguerreótipo; divulgação mundial do processo fotográfico; 
2.ª parte
Os pioneiros 1841 – 1851; Fox Talbot, Charles Nègres, Hill e Adamson; Frederick William Flower;

Webinar realizado via via zoom.

Sessão 2
29 de janeiro de 2021

A Fotografia pré industrializada, processos de impressão e sua identificação; albumina e colódio; Frederick Scott Archer; Suporte de vidro e processo do colódio húmido; identificação de negativos e positivos deste processo; Fotografia como forma de Arte: nascimento da arte e influência.

Webinar realizado via zoom, inscrição obrigatória.

Sessão 3 
24 de fevereiro de 2021

O nu fotográfico na estética e na ética da sociedade burguesa, Nadar, Carjat, os irmãos Bisson e muitos outros;
Emerson e Stieglitz: a maturidade e a solução da fotografia como forma de arte;
Os irmãos Lumière e o início da industrialização.

Webinar realizado via zoom, inscrição obrigatória.

Sessão 4
24 de março de 2021 | 10:30-12:30

O tema é “A Fotografia Portuguesa do séc. XIX: memórias mal conhecidas, mal estudadas, testemunhos e fontes da nossa História pouco ou nada aproveitadas, caminho ignorado das nossas artes”. 
- Frederic William Flower, C. Russel Gordon, Vicentes Fotógrafos, Carlos Relvas, Emílio Biel, Jorge Almeida Lima, entre outros.
 
O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado. 

As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições. 
 
Webinar realizado via zoom

Sessão 5
29 de abril de 2021 | 10:30 - 12:30


O tema da sessão é «A Fotografia Portuguesa do séc. XIX - 2ª parte»
 
Vamos continuar a viagem pelo Portugal do século XIX, acompanhados pelo Carlos Relvas, Emílio Biel e muitos outros. Andaremos de comboio, com as imagens preciosas dos nossos trisavós, das paisagens e dos monumentos do nosso Património Cultural, das ruas, casas e campos, que sendo os mesmos, já não são iguais.
 
O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado. 

As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições.

 

Sessão 6
26 de maio de 2021 | 10:30 - 12:30

O tema da sessão é «A Fotografia Portuguesa do séc. XIX - 3ª parte: O caminho da industrialização, do cinema e da cor »
Continuamos a nossa viagem pela Fotografia Portuguesa do final do século séc. XIX ao início do século XX com Emílio Biel. Iremos entrar no processo de industrialização da fotografia, com o aparecimento do cinema, criado pelos irmãos Lumière.
O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado.
As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições.
 
Webinar realizado via zoom

Sessão 7
30 de junho de 2021 | 10:30-12:30

O tema da sessão é « De Stieglitz até Ansel Adams»

A Fotografia Americana até à II Guerra Mundial: vanguarda formal, testemunha social, denúncia e defesa do património natural, caminhos do novo retrato, meca nascente do novo cinema, precursora do cubismo, do abstracionismo e do surrealismo. A Fotografia, assumida como forma de Arte liderante.

O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado.

As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições.

Esta será a última sessão antes da pausa de Verão. A formação retoma a 29 de setembro de 2021.

 

Webinar com José Pessoa
SESSÃO-EXTRA

19 de AGOSTO 2021 | 10:30-12:30

No Dia Internacional da Fotografia, propomos uma questão “escaldante”: Quais as características de um “Fotógrafo Criador”?
Iremos promover o debate a partir de depoimentos de grandes criadores da Arte Fotográfica.

O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado.

As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições.

 

Sessão 8

29 de setembro de 2021 | 10:30-12:30
Fotografia de Guerra - Testemunha e denúncia!

A fotografia de guerra constituiu a denúncia do pior flagelo que sofre a Humanidade. Desde os campos de batalha da Guerra Civil Americana (séc. XIX) , os sofrimentos silenciados nas trincheiras da I Guerra Mundial, os bombardeamentos aéreos estriados em Guernica e a ferocidade dos combates e sangue espanhol, que já anunciavam o que se seguiria, o Holocausto, o maior crime da História, a fotografia foi testemunha indispensável sem a qual dificilmente se poderia acreditar no que tinha acontecido.

Quem foram esses heróis e mártires que abraçaram a mais perigosa profissão? Fotógrafos do inimaginável, como morreram ou desistiram do seu dever?

O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado.

As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições.

Sessão 9

29 de outubro de 2021 | 10:30-12:30
ANSEL ADAMS

Europa – América, 1920 - 1970, diálogo de grandes criadores na descoberta do planeta, da sociedade, das injustiças, do património cultural e natural, dos privilégios e das vítimas, da paz e da guerra, do milagre do retrato individual numa nova expressão psicológica.