Arquivo / Biblioteca


O Arquivo do Museu do Douro tem à sua guarda um acervo documental que ocupa algumas centenas de metros lineares de prateleiras. Este serviço é detentor de um património arquivístico valiosíssimo ligado à Região Demarcada do Douro e ao Vinho do Porto. Destacam-se pela sua dimensão e valor histórico o Arquivo da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro e o Arquivo do Paço de Monsul. O Arquivo conserva também coleções fotográficas e de rótulos de vinhos.

Pesquisar Documentação

 

 

 

A Biblioteca do Museu do Douro tem como principal objetivo apoiar e garantir a todos os utilizadores (Internos e externos), o acesso a informação especializada sobre a Região Demarcada do Douro. O espólio documental da Biblioteca é constituído por monografias, publicações periódicas e material não livro, totalizando cerca de 5.500 títulos, que abrangem as várias áreas do conhecimento, com destaque para vitivinicultura duriense, entre outras.

Aceder ao Catálogo Bibliográfico

Boletim Bibliográfico N. 12, Janeiro 2015

 

 

 

Condições Gerais de Acesso

O acesso aos serviços do Centro de Informação do Museu do Douro é livre, no entanto, é necessário proceder a marcação prévia por e-mail ou contato telefónico.
O utilizador tem à sua disposição, para consulta, a totalidade dos fundos documentais incorporados na instituição, desde que devidamente descritos em vários tipos de instrumentos, quer impressos quer em suporte informático (guias, inventários, catálogos, ficheiros, bases de dados, etc.).


Condições de consulta e reprodução de documentos

Serão condicionadas nos seguintes casos:

a)    Pelo estado de conservação dos documentos;
b)    Pela existências de cláusulas restritivas a reprodução dos existentes em documentação guardada a título de depósito, empréstimo ou doação;
c)    Pela existência de disposição legal que impeça a reprodução total  ou parcial do documento;
d)    Pela não existência no Museu do Douro, de meios adequados para a reprodução do documento.

A consulta é livre, porém, a reprodução de imagens digitais ou fotocópias implica custos fixados na tabela em vigor no Centro de Informação, do Museu do Douro.
 

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta-feira: das 10h as 17h30
Encerra para hora de almoço: das 13h00 as 14h30
Sábado: Consulta sob marcação prévia.